terça-feira, 5 de maio de 2009

Passaporte

"Quando você não pode olhar dentro da alma de alguém, tente ir embora e depois voltar"

Boris Pasternak

Eu não sei o quanto o escritor russo entendia do "partir". Talvez entendesse muito do "querer ficar". Pasternak foi perseguido pelas autoridades soviéticas nos anos 30; acusado de subjetivismo. Mesmo assim, conseguiu escapar de Gulag. Qual seria o meu destino da Rússia da década de 30, por Deus? Provavelmente passaria uma bela temporada na prisão com os companheiros que desagradaram Stalin.
O Fato é que mesmo que nós, Eu e Boris, não tenhamos nos encontrado nem no tempo nem no espaço (e muito menos na prisão), eu devo algumas coisas a ele. Começando pelo meu nome. Não o meu nome diretamente, mas o nome que foi da minha irmã, Lara, e que deu origem ao meu depois da sua morte.
Lara é a personagem do romance Doctor Zhivago, de Pasternak. Depois de transformado em filme na década de 60 virou febre entre as mães e deu a luz uma geração de muitas garotas homônimas da mocinha russa. Que era Larissa e Lara, como eu. Conclusão: sou quase a "Maria" da minha geração.
Depois do batismo, só fui encontrar com Bóris bem mais tarde, assistindo "Jornada da Alma". Em determinado momento do filme (sobre o qual não vou falar agora por render outro post) uma personagem pega um trem e tudo que ela deixa a seu “potencial” amado é um bilhete: "Quando você não pode olhar dentro da alma de alguém, tente ir embora e depois voltar".

Pois é. A partida pode ser também uma "escolha contragosto", ainda que uma escolha. Às vezes é assim por ser a única. Ás vezes pode ser só uma ilusão, bem verdade. De que adianta ir embora se o coração fica? E do que adianta voltar/ficar se seu coração ficou/se foi?
O outro pode ser um passaporte. O outro pode ser o motivo da travessia. Talvez por estar do outro lado da fronteira. Talvez por estar do mesmo lado e não querermos mais vê-lo. E quem sabe, porque não, por ser nós mesmos este outro. O que será que Moscou, por exemplo, teria a dizer sobre mim? O que será que os outros de Moscou teriam a me contar? E eu a eles? O que será que outro lugar teria a me dizer do outro que deixei aqui por não conseguir compreender completamente?

Talvez ir embora nunca vá te ajudar a olhar dentro da alma de alguém. Mas corremos um sério risco de nos depararmos com a nossa própria alma.

Vale arriscar?

Bóris Pasternak desenhou minha 5X7. Um outro carimbou meu passaporte com a vontade de ver o mundo e conversar com as pessoas. E eu o carimbo com a vontade de sonhar.
Com o passaporte em mãos estou pronta para ir. Ou voltar.

A questão continua sendo a mesma: Onde?


Ps¹: O passaporte acima pertence a Mathilde Lajta. A imagem foi retirada do filme Um Passaporte Húngaro da diretora brasileira Sandra Kogut (dirigiu também Mutum, um dos meus filmes prediletos). Como se constrói uma identidade? Os documentos, a memória, a família, um sobrenome, uma história, uma herança. O que é que significa hoje ser húngaro? E brasileiro? O que é uma nacionalidade? Ao contrário do que se pode imaginar, o resultado da procura da diretora torna-se secundário diante da riqueza do caminho percorrido por ela. Através do pedido de um passaporte, o documentário narra a história de uma família, conduzida pela relação entre a diretora e sua avó materna guiando o espectador em uma viagem de retorno às origens húngaras. Uma família que como muitas, foi dividida entre dois mundos e dois exílios: aquele dos que se foram e aquele dos que ficaram. Quem sabe no futuro eu não falo mais sobre esse documentário por aqui?


Ps²: Para os curiosos: Você sabia que o passaporte brasileiro é mais roubado e o mais caro no mercado negro? Quem acertar o motivo ganha um doce. :}

4 comentários:

  1. ...
    -Eu sei, eu sei! mas não vou revelar, pois é golpe baixo, eheheheh.

    Belo texto.

    ResponderExcluir
  2. Porque o País tem uma das populações mais diversificadas e miscigenadas do mundo. Não há um tipo físico próprio do brasileiro.

    Legal o joguinho com os outros dos lugares - aqui ou lá, um canto ou outro.
    Gostei também da imagem do passaporte.

    ResponderExcluir
  3. Poderia tentar falar do porquê dos passaportes brasileiros serem os mais roubados, mas prefiro falar do "ir e vir, do ficar e sair", pois são tantos encontros desencontrados conosco mesmos que acabamos, por vezes, nos perdendo no centro de tudo e no meio do nada.
    Adoro essas coisas, é isso que me impulsiona a viver, sorrir e dançar...

    Bjo

    ResponderExcluir